Hoje a AD-UNIFEI completa 100 anos de existência. No dia 31 de março de 1923, foi fundada nesta cidade de Itajubá a Associação dos Engenheiros Diplomados pelo Instituto Eletro-Técnico e Mecânico, o então I.E.M. Seu primeiro presidente foi o professor José Rodrigues Seabra, tendo também sido eleitos como presidente e vices-presidentes honorários Dr. Theodomiro Santiago, Dr. Wenceslau Braz e Dr. Olyntho Carneiro Villela. A nova instituição tinha por objetivo criar e manter o espírito de cooperação entre os associados, tornar conhecida a orientação do ensino ministrado no referido instituto, promover a preparação de um meio favorável à atividade dos engenheiros que a compunham e trabalhar pelo desenvolvimento das indústrias nacionais em geral. A associação contava com três categorias de sócios. Os sócios efetivos eram os engenheiros diplomados pelo I.E.M. Os sócios auxiliares aqueles que desejassem cooperar com a Associação, assim como os honorários.
Os anos se passaram. O I.E.M. Instituto Eletrotécnico e Mecânico de Itajubá transformou-se em I.E.I. Instituto Eletrotécnico de Itajubá e posteriormente em EFEI Escola Federal de Engenharia de Itajubá em 1968. Em 2002, finalmente UNIFEI Universidade Federal de Itajubá. Durante todos esses anos a AD-UNIFEI manteve-se atuante, com um número cada vez maior de associados. Ela é uma entidade que foi se adaptando às mudanças ocorridas no âmbito da própria UNIFEI e também atendendo às novas demandas da vida nacional. Apesar do crescimento e expansão da AD-UNIFEI, ela mantém vivos os princípios iniciais defendidos por seus fundadores. Hoje a Associação não está mais restrita aos limites de Itajubá, pois existem as AD-UNIFEI regionais, buscando alcançar todos os diplomados onde quer que eles se encontrem, facilitando a comunicação e o cumprimento de seus objetivos que são manter e elevar o espírito de tradição da UNIFEI no cenário Nacional e Internacional, promovendo o interesse de seus associados por tudo que se refere ao engrandecimento da UNIFEI, assim como o debate de questões tecnológicas e científicas de interesse ao País.
Visa também promover intercâmbio cultural e social entre as AD-UNIFEI Regionais e entre os diplomados, divulgando oportunidades no mercado de trabalho aos seus associados, promovendo atos de reconhecimento pelos que prestam ou prestaram relevantes serviços à sociedade, assim como representar os associados junto ao Conselho Universitário da UNIFEI e divulgar a atuação dos associados no interesse da sociedade e do país.
Para todos que fazem parte dessa grande família, que cresce a cada ano com os formandos dos vários cursos oferecidos pela UNIFEI, são muitos os motivos para comemorar. Nenhuma instituição consegue se manter por tanto tempo se não houver o comprometimento de seus dirigentes com um trabalho que vise o cumprimento dos objetivos a que ela se propõe. A AD-UNIFEI completa seus 100 anos sob a presidência de Dagmar Luz de Andrade (1987) e Vice-presidência Edson Roberto Pontes (1990), que, com dinamismo e amor à causa, estão fortalecendo a instituição , buscando o constante engajamento de seus associados em prol de interesses comuns e o engrandecimento da UNIFEI, da qual são parte integrante. Quem sabe, seu primeiro presidente, professor José Rodrigues Seabra, não imaginaria que aquela Associação inicialmente dirigida por ele daria tão bons frutos e alcançaria um século de existência. Com certeza, ele muito se orgulharia disso, assim como todos os formandos devem se orgulhar de pertencer a AD-UNIFEI.