A Equipe Uirá de Aerodesign da Universidade Federal de Itajubá, vice-campeã brasileira de aerodesign, segue mantendo uma performance altamente competitiva em todos os eventos da modalidade em que participa.
Desta vez, participando do campeonato mundial da categoria, o Aerodesign East Texas e do NASA Systems Engineering Award, na cidade de Fort Worth, no Texas, Estados Unidos, a equipe brasileira obteve dois primeiros e um terceiro lugares, nas provas em que participou , competindo com 73 equipes estrangeiras participantes, organizadas em três classes distintas: micro, regular e open.
Conforme informações do Prof. Luiz Lenarth Gabriel Vermáas, que acompanha a delegação de alunos, a pedido do Prof. Laércio Caldeira, Coordenador dos Projetos Especiais, a UNIFEI obteve o primeiro lugar em maior peso carregado, onde o protótipo, dentro da classe regular, a mais competitiva, voou levando 14,4 kg, estabelecendo um novo recorde mundial que era de 12,1 kg.
A equipe Uirá recebeu o troféu itinerante que ficará na UNIFEI até a próxima competição.
A equipe também obteve o primeiro lugar na melhor trajetória de vôo, com premiação para o aluno e piloto do protótipo, André de Oliveira Couraucci, considerado o melhor piloto de aerodesign do mundo.
Na classificação geral, a UNIFEI ficou em terceiro lugar, sendo que os dois primeiros lugares ficaram com uma universidade americana e outra canadense.
Lenarth informou também que além do ?excelente desempenho dos alunos da UNIFEI, foi marcante a dedicação, a garra e a capacidade de trabalho em equipe demonstrada pelos alunos?.
Citou como exemplo as dificuldades superadas pela Equipe Uirá no primeiro dia de competição quando, durante a inspeção de segurança das aeronaves, os juizes das provas solicitaram que os alunos fizessem algumas modificações no protótipo para que permitissem a realização do vôo no dia seguinte.
A equipe trabalhou a noite toda para efetuar as modificações e conseguiram, exemplarmente, atender às determinações dos juízes?, salientou o professor da UNIFEI.
Fonte: Noticias UNIFEI